Fonte: Bungalow Upcycle l Brave New Eco
Não é de hoje que a madeira vem conquistando o coração de muitas pessoas, visto que há muito tempo é utilizada em projetos de arquitetura e engenharia. Além de ser utilizada na construção, com o passar dos séculos, a madeira foi ganhando espaço e seus usos foram se diversificando, chegando a forros, mobiliários, pisos, revestimentos, portas, entre outros. Por ser um dos materiais mais versáteis de toda a história, caiu no gosto de muitos e hoje, considerando todo o processo de lockdown e pandemia, é uma verdadeira tendência na decoração, principalmente para quem busca uma sensação de aconchego e sofisticação em um ambiente.
Essa textura é encontrada em diversas versões e tonalidades, o que a torna um elemento coringa, podendo ser utilizada nos mais diversos espaços. Em razão da sua característica mais neutra, pode ser mesclada com muitas cores e texturas, abrindo um leque de possibilidades na formação de composições. É possível compor ambientes mais rústicos, modernos, minimalistas, escandinavos e clássicos usando o mesmo material, apenas variando o tom e o local da aplicação, considerando a experiência de decoração desejada. Além disso, existe uma variedade de produtos no mercado que consegue imitar o material, facilitando assim a utilização em uma infinidade de superfícies, como pisos, paredes, painéis, marcenarias, entre outros.
Além das questões estéticas, a madeira ainda auxilia no isolamento térmico e acústico, possuindo pequena capacidade de conduzir as ondas térmicas e sonoras. Por conta da sua baixa condutividade térmica, as mudanças de temperatura possuem menor impacto, fazendo com que a temperatura do ambiente se conserve por mais tempo, proporcionando um maior conforto térmico ao ambiente.
Com a pandemia, o olhar da população em geral se modificou, fazendo com que o bem-estar e a qualidade de vida fossem ainda mais valorizados, havendo assim uma maior preocupação em deixar os ambientes, principalmente residenciais, mais acolhedores, e a madeira cumpre exatamente esse papel. É uma ótima opção para quem procura por texturas mais naturais, mais duráveis, neutras, sofisticadas e atemporais.
PISOS COM TEXTURA DE MADEIRA
Os pisos em madeira ou os que imitam esse material, são excelentes opções para quem busca trazer personalidade e sofisticação ao espaço. Podem ser utilizados em quartos, salas, varandas e possuem uma variedade de combinações. Atualmente, o mercado traz muitas opções de tamanhos, cores e possibilidades. As vantagens da escolha dos pisos (porcelanato, laminado, vinílico etc.) que simulam a textura amadeirada estão ligadas ao menor custo, maior facilidade de limpeza e praticidade na manutenção.
Fonte: Leibal l Architecture Fotografia: Samul Holzne
Fonte: Leibal l Architecture Fotografia: Alexander Bogorodski
REVESTIMENTOS DE PAREDE COM TEXTURA DE MADEIRA
Fonte: Jornal Cruzeiro
Fonte: Blog Ideias para decorar
A textura de madeira também pode ser utilizada em revestimentos de parede. Como é um elemento versátil, é uma alternativa para fazer composições e obter uma decoração marcante.
MADEIRA NO MOBILIÁRIO
Esse material também pode ser utilizado em móveis. Nos dias atuais, o mercado possui vários produtos que possibilitam esse uso. Usar a madeira em mobiliários é sinônimo de conforto, nobreza, durabilidade, requinte e faz toda diferença no ambiente em que se deseja decorar.
Fonte: Casa Gamela IArchdaily Fotografia: Manolo R Solís
Essa textura pode ser encontrada em cadeiras, mesas, sofás, poltronas, bancos, objetos de decoração e em vários lugares, basta usar a imaginação!
Fonte: A casa de Valentina
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
PAINÉIS COM TEXTURA DE MADEIRA
Os painéis com textura de madeira são elementos poderosos na decoração. Eles são capazes de transformar qualquer espaço, deixando o ambiente mais intimista, aconchegante e muito charmoso. Além da estética, os painéis são muito bons no quesito da funcionalidade, pois podem ser utilizados para camuflar portas, fazer divisórias entre ambientes, esconder fios de televisão e podem ser moldados conforme a necessidade do projeto.
Fonte: Projeto Beta Arquitetura IArchdaily Denilson Machado
Fonte: Doob Arquitetura IArchdaily Rafael Renzo
Fonte: Casa Vogue
As possibilidades são as mais diversas no uso desse material, basta seguir a sua personalidade e imaginação para deixar o espaço incrível e com a sua cara.